Quanto tempo duram os alimentos cozidos na geladeira?

Cuidado, pois mesmo os alimentos cozidos têm prazo de validade

É comum cozinhar porções grandes e acabar com sobras que ainda estão em boas condições para o jantar do mesmo dia ou para os dias seguintes. No entanto, existem algumas regras importantes a seguir ao armazenar alimentos cozidos na geladeira. Afinal, eles também têm uma “data de validade” e podem estragar.

Quem nunca cozinhou uma grande quantidade e acabou com comida sobrando no final da refeição? Ou talvez, em uma tarde agitada, decidiu preparar porções maiores para já deixar o jantar ou as próximas refeições prontas. Para conservar essas sobras da melhor maneira, é essencial seguir algumas regras específicas, mesmo que estejam na geladeira. Primeiro, os alimentos devem ser refrigerados no máximo duas horas após o preparo. Coloque-os na geladeira assim que pararem de ferver — dessa forma, você evita erros de conservação. É também importante usar recipientes herméticos e não muito profundos, pois eles agilizam o processo de resfriamento.

Quanto tempo duram os alimentos cozidos na geladeira?
Quanto tempo duram os alimentos cozidos na geladeira?

Quanto tempo duram os alimentos cozidos na geladeira?

Mas, uma vez na geladeira, quanto tempo os alimentos cozidos podem durar? A resposta varia conforme o tipo de alimento. Por exemplo, ovos cozidos, ao contrário do que muitos pensam, estão entre os alimentos que podem durar mais tempo na geladeira, permanecendo bons por cerca de uma semana.

Sopas e aves como frango e peru podem durar cerca de 4 dias na geladeira. Se congeladas, as carnes de aves cozidas duram até um ano no freezer. Pratos com massa e arroz também têm uma durabilidade aproximada de 4 dias.

peixes e carnes cozidas geralmente duram menos, cerca de 2 dias, independentemente de como foram preparados.

Para facilitar o controle das datas e evitar o desperdício, você pode usar rótulos nos recipientes, anotando a data de preparo ou a validade dos alimentos. Armazene-os nas prateleiras superiores da geladeira, onde a temperatura é mais baixa, e evite deixar alimentos cozidos e crus próximos uns dos outros para reduzir o risco de contaminação cruzada e proliferação de bactérias.

Avalie esta publicação