Por que o fogão não deve ser usado como depósito de panelas e frigideiras? | Você costuma usar o fogão como depósito de panelas e frigideiras, como sua mãe ou avó? Esse hábito é bastante comum em muitas casas, onde, com tantos utensílios de cozinha, os armários nem sempre são suficientes para armazenar tudo. No entanto, esse costume pode estar prejudicando o seu fogão e forno.
Embora pareça estranho, é mais comum do que se imagina. Na verdade, é raro encontrar uma casa onde o fogão e o forno não sejam usados como espaço de armazenamento. Porém, essa prática pode causar danos ao aparelho e até aos próprios utensílios de cozinha.
Por que o fogão não deve ser usado como depósito de panelas e frigideiras?
A principal razão para retirar imediatamente as panelas e frigideiras do fogão e forno é preservar o design e o bom funcionamento do aparelho. O forno e o fogão foram projetados para que o calor seja distribuído uniformemente em seu interior, e o revestimento das paredes precisa ser protegido.
Quando objetos que não têm relação com a função do aparelho são armazenados ali, o que ocorre é o dano das superfícies internas devido a arranhões, fricção, batidas e deformações, o que pode afetar o funcionamento do forno.
Para evitar isso, é importante evitar as seguintes práticas:
- Não guarde panelas e frigideiras, especialmente as que utiliza diariamente, pois isso pode prejudicar a porta do forno e até comprometer sua configuração original. Segundo o site Mui Kitchen, isso pode causar vazamentos de calor e gás.
- Evite colocar utensílios de plástico no interior, pois eles podem derreter, se tornar flexíveis e até liberar substâncias químicas prejudiciais à saúde.
- Não use papel ou papelão, já que há risco de pegarem fogo e causar um incêndio.
- Não forre o interior com papel alumínio. Embora seja comum para evitar o acúmulo de sujeira, essa prática pode danificar o forno.
Evitar essas ações ajudará a preservar o bom estado do seu fogão e forno, além de garantir sua funcionalidade por mais tempo.