Onde guardar o pão para que dure mais? | Quem ainda frequenta padarias sabe que, na hora de pagar, é comum perguntarem se o cliente prefere o pão em saco plástico ou de papel. A maioria escolhe o plástico, acreditando que ele mantém o pão fresco por mais tempo. Mas será que essa é a melhor escolha? Segundo especialistas, essa pode não ser a opção mais indicada.
Se observarmos o comportamento de vegetais que oxidam mais rápido quando guardados em sacos plásticos, podemos entender que o plástico também não é ideal para armazenar pães. Devido à umidade, ele pode comprometer a crocância e a qualidade do pão.
De acordo com especialistas, quando você guarda o pão em sacos plásticos, ele fica mais macio e menos apetitoso, além de ter maior chance de desenvolver mofo rapidamente. Ainda segundo fontes como a EuroBakeries, guardar o pão em plástico é um dos erros mais comuns na conservação desse alimento.
Qual a melhor forma de armazenar o pão para que dure mais?
“A melhor maneira de guardar o pão é como nossas avós faziam: em um saco de papel ou em um cesto de pão, onde a umidade não afeta o pão”, explica Francisco. No entanto, com essas recomendações, o pão dura, em média, até três dias, por isso o ideal é comprar apenas a quantidade que será consumida em curto prazo.
Quando o pão está ligeiramente quente ou exposto a mudanças de temperatura, a umidade presa no saco plástico cria condensação, que afeta o frescor e acelera a deterioração. Para conservar melhor, recomenda-se armazená-lo em ambiente seco, envolto em pano ou papel, materiais permeáveis que ajudam a evitar o mofo.
Manter um equilíbrio entre umidade e ventilação é essencial. Outra opção é congelar o pão embalado a vácuo, caso queira conservá-lo por um período mais longo.