Esse é o truque para manter o abacate fresco e sem oxidar

É fundamental aprender a mantê-lo em bom estado para aproveitar ao máximo seus benefícios

Já aconteceu com você de planejar receitas com abacate para a semana e, ao abrir, ele já estar oxidado? O famoso “ouro verde” é delicioso, mas seu principal inconveniente é a reação química que faz com que sua polpa fique marrom, deixando-a com uma aparência menos apetitosa do que quando o abrimos. O que você pensaria se disséssemos que isso tem solução? Neste artigo, compartilhamos com você um truque infalível para manter o abacate fresco e evitar que ele fique com aquela cor castanha que ninguém gosta.

O abacate é um alimento muito saudável, destacado pelo alto teor de fibras, pela capacidade de reduzir os níveis de colesterol ruim e pelo apoio na perda de peso. Por esses motivos, seu consumo é altamente recomendado. No entanto, também é fundamental aprender a mantê-lo em bom estado e saber escolhê-lo corretamente para aproveitar ao máximo seus benefícios.

Esse é o truque para manter o abacate fresco e sem oxidar
Esse é o truque para manter o abacate fresco e sem oxidar | Foto: Freepik

Muitos de nós já tentamos o clássico conselho de deixar o caroço na porção que não vamos consumir e embrulhá-lo em papel plástico. Embora essa técnica seja bastante conhecida, a realidade é que ela só funciona a muito curto prazo. Manter o caroço não impede a oxidação da parte exposta ao ar, pois o contato com o oxigênio ainda ocorre na polpa.

Esse é o truque para manter o abacate fresco e sem oxidar

Se você quiser manter seu abacate fresco e apetitoso, preste atenção a este método simples, mas eficaz. A primeira coisa que você deve fazer é conseguir um recipiente grande o suficiente para acomodar metade do abacate e, de preferência, com tampa hermética. Depois, encha-o com água fria. Este será o meio que atrasará a oxidação.

O truque aqui é colocar o abacate de cabeça para baixo. Isso mesmo! Após cortar o abacate ao meio, deixe o caroço na porção que você não vai usar e coloque-o com a pele voltada para cima, submerso na água. Isso reduzirá o contato com o oxigênio e evitará a mudança de cor. Lembre-se de fechar o recipiente e colocá-lo na geladeira.

Aqui vai uma dica extra: se você quiser realçar a cor verde do abacate, adicione algumas gotas de suco de limão na água. Isso intensificará o brilho e ajudará a retardar ainda mais a oxidação, graças aos antioxidantes naturais do limão. No entanto, lembre-se de que isso pode adicionar um leve sabor ácido ao abacate, algo que você pode considerar dependendo da receita que planeja preparar.

Avalie esta publicação